Dizem pelo Iacs que ele é uma enciclopédia do futebol. Eu não acho. Acho que ele é, na verdade, um tarado. O cara sabe tudo de futebol, lembra até de coisas que aconteceram antes de ele sonhar em nascer. Não é preciso muito esforço para perceber essa tendência porque ele tem sempre alguma coisa que lembre a paixão nacional. Uma camisa, uma conversa, um palpite, um post, uma pauta, uma twittada... Aliás, esse amor foi um dos motivos que fez com que ele escolhesse cursar a faculdade de Jornalismo e nos desse a honra de sua presença nesta sala.
Matar aula pra assistir futebol é normal, até eu já fiz isso. Mas ele assiste ao jogo entre o Íbis e o Tabajara com a mesma emoção de um Brasil e Argentina – clássico dos clássicos. Ele é uma das poucas pessoas que compra revista de futebol e sabe a escalação de times que ninguém conhece. Ele conhece times da Rússia, Angola, Samoa, Arábia, Camboja, até da Papua Nova-Guiné! Uma verdadeira enciclopédia.
O que eu acho mais engraçado nos fanáticos por futebol como o meu amigo, é que eles assistem à mesma partida várias vezes e continuam comentando como se fosse a primeira. Assistem ao jogo ao vivo, depois tem que ouvir os comentaristas de futebol, o jogo na integra de novo (porque tem canal na TV que passa a reprise do jogo), depois ainda tem que ver o compacto. Afinal de contas jogo é jogo e eles têm que comentar a partida com os amigos. E o cara segue rigorosamente esse ritual.
Mas, como nem tudo é perfeito e ninguém manda no coração, o meu amigo não soube escolher muito bem o próprio time. Acredite você que o time dele já foi rebaixado e nem assim o meu amigo desistiu. Ele continuou indo aos jogos para tentar incentivar o time, afinal os jogadores podem ser comprados ou vendidos, ir embora e não ligar mais para o time, para a equipe. Mas torcedor não, torcedor de verdade tem que apoiar o time em todos os momentos “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença até que a morte os separe”. No top da tabela ou no rebaixamento o torcedor vai ao estádio torcer, gritar, incentivar, se esgoelar, chorar...
Mas não fique achando que esse é o único assunto do cara, que ele é um chato, que não sabe falar de outras coisas porque isso não é verdade. Ele sabe sim, mas não acha tão interessante quanto uma boa (ou não tão boa) partida de futebol. E isso é que o torna mais interessante.
Mônica Sampaio
Acho que eu sei quem é! xD
ResponderExcluir